Clientes inativos e os desafios de 2018


O ano de 2017 foi marcado por acentuadas reduções de consumo de produtos e serviços em diversos segmentos de mercado, gerando uma necessidade de adaptação das empresas para o atingimento de seus resultados. Mais do que nunca a abertura de novos mercados e novos clientes foi necessária para se poder compensar as perdas médias por ponto de venda de faturamento.

Mas será que a prospecção e a conquista de novos clientes são as únicas alternativas viáveis para para a manutenção das vendas em época de crise ? A maioria dos executivos da área comercial acredita piamente nesta solução e concentra em conjunto com as áreas de inteligencia de vendas e marketing inúmeros esforços e recursos.


No entanto um caminho bem menos oneroso, não recebe a mesma atenção dos gestores de vendas, solução esta que se adequadamente trabalhada consegue ser traduzida em resultados positivos em um curto espaço de tempo, pois muitas vezes a reconquista de um cliente, apresenta um custo inferior em tempo e dinheiro do que a conversão de um novo ponto de venda.


Por isso clarificamos que um dos maiores desafios da área comercial no ano de 2018 é transformação do famoso "Cliente Inativo" em "Cliente Ativo". Na maioria das vezes este status de inatividade é gerado pela própria equipe de vendas, e pela consequente falta de gestão aplicada dos supervisores e gerentes, que envolvidos no frenesi de atingimento de suas metas, despreza as oportunidades que uma carteira de clientes inativos pode agregar nos resultados finais de suas vendas. Basta apenas olhar planejar e executar estratégias de recuperação de relação comercial.


A todos nós, 2018 se apresenta como um dos mais desafiadores dos anos recentes, e cada vez mais vai exigir dos gestores e de suas equipes comerciais novas estratégias e principalmente novas atitudes, que tal começar a vencer estes obstáculos por sua carteira de clientes inativos ? Em resumo podemos afirmar que :


" Não existe cliente inativo, quem não está ativo é vendedor que não se faz presente ! O cliente está ativo, e está comprando de alguém"


Pense nisso e boas vendas em 2018




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