POR QUÊ TREINAMENTOS NÃO FUNCIONAM?

Há uma reclamação corrente de que os investimentos em treinamento de equipes, principalmente de gerentes, muitas vezes são inócuos e trazem pouco ou nenhum resultado prático.

Existem dois motivos para isso, chamam-se desalinhamento de expectativas e mau planejamento.

Primeiro alinhemos as expectativas: treinar é repetir, Oscar Schimit era um excelente cestinha do basquete mundial, pois treinava à exaustão, repetindo, dia após dia, os movimentos para melhorar a pontaria. Obviamente, quando iniciou seus treinamentos deve ter recebido toques conceituais de como arremessar, como usar os braços, como respirar, como molejar as pernas... isso era o seu Treinamento Conceitual.

Treinamento Conceitual ou Teórico ( algo de extremo valor ) é aquilo que deve ser oferecido com a pretensão de iniciar ou melhorar a prática de algo. Depois disso estruturado na cabeça do treinando, deve-se partir para o aproveitamento na prática.

E é justamente aí que as empresas derrapam, e derrapam muito. Oferecem, muitas vezes, um excelente treinamento teórico de algumas horas e esperam que isso baste à melhoria da performance prática. Algo como explicar em detalhes como dirigir um carro de passeio, em uma super didática aula teórica e imaginar que logo em seguida, o aluno passe a guiar um veículo com destreza.

Isso, definitivamente, não funciona. As expectativas estão desalinhadas com a realidade e alguém esqueceu de investir também na prática, no dia a dia.

Todo bom treinamento deve se compor de 1- Conceito Teórico e de 2- Experimentação de Práticas Reais. As empresas normalmente investem ( quando muito ) na parte 1 e exigem que a parte 2 aconteça por milagre.

Já o mau planejamento ocorre quando não se entende claramente o que se quer do treinamento e de como se deve dar a construção dos conteúdos teóricos e práticos. Não se leva em conta as sempre enormes e evidentes diferenças entre os grupos de treinandos, cronograma, carga horaria, etc.

Anos atrás, uma amiga querida participou de uma Palestra Motivacional desses palestrantes de palco e perguntei à ela: - E aí... gostou? E ela respondeu: - Adorei! Estou super motivada! E eu repliquei: - Que demais! Motivada a fazer o quê?... bem, ela não sabia.

POSTS RECENTES

Entre em Contato

           Tel./Whatsapp : 019 98266-5500

atendimento@teamwork.com.br

  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2017 por Teamwork® / Marca Registrada