HOUSTON: TEMOS UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO

É bem comum e recorrente; pergunte à 10 empresas qual é seu principal problema e 9 responderão “temos uma má comunicação interna”. Aliás, vamos já entender... quem tem uma má comunicação interna deve ter uma péssima externa.

Lembre-se que hoje temos quadros eletrônicos de avisos, e-mails, Intranet, SMS, Whatsapp, etc... então, não nos faltam mídias. Então, se a comunicação tem um problema, não deve ser por falta de veículos.

Mas esse não é o caso. É claro que a comunicação sofre muitos ruídos mesmo, porém o que se chama de problema de comunicação, muitas vezes, na verdade disfarça e esconde outro problema.

Há uma observação em nossos mais de 25 anos de atuação da Teamwork® provando que, o que se chama de problema de comunicação, é na verdade a falta de processos interdepartamentais fluídos e obscuridade no estabelecimento de objetivos.

Processos interdepartamentais são aqueles procedimentos, diretrizes, atividades e regras que são preconizadas por um departamento ou área sem se preocupar com os desdobramentos em outros departamentos e outras áreas. Mais ou menos assim: - essa é a regra e dane-se!

Claro e óbvio que não dá certo.

Já os objetivos obscuros são aqueles que são fixados de forma imperativa e não negociados ou mesmo divulgados com aqueles que irão persegui-lo. Por exemplo, a área financeira de um de nossos clientes decidiu terceirizar uma área que prestava serviços aos seus consumidores, o objetivo principal era economizar nos custos operacionais. Porém, não negociou isso com o próprio pessoal de atendimento... resultado: muita economia nos custos de operação e um caos instalado na satisfação do consumidor.

Chamam-se de problema de comunicação interna, mas o buraco é bem mais embaixo.

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